Uso de Pesquisa Bibliográfica em Informática na Educacão: um Mapeamento Sistemático

Juliana Patrícia Detroz, Mauro Hinz, Marcelo da Silva Hounsell

Resumo


Uma Pesquisa Bibliográfica (PB) é um procedimento que visa identificar pesquisas já publicadas, o estado da arte, tendências ou lacunas sobre um determinado tema com vistas na extensão do conhecimento científico. Existem, pelo menos, 4 métodos de PB: tradicional, bibliométrica, mapeamento e, revisão. Quando executadas de forma sistemática as PBs apresentam maior rigor científico, maior confiabilidade, maior imparcialidade e maior reproducibilidade, apesar de exigirem a adoção e registro de uma quantidade maior de passos durante a sua realização. Este artigo tem como objetivo identificar quantos e quais métodos de PB estão sendo utilizados na área de Informática na Educação no Brasil e avaliar como estes estão sendo conduzidos. Para tal, foi executado mapeamento sistemático das publicações da área no Brasil, nos últimos 10 anos. Um total de 3149 artigos oriundos de 4 revistas e 4 eventos da área no país foram avaliados resultando na identificação de 17 trabalhos que eram mapeamento ou revisões sistemáticas, mesmo que isto não fosse evidente pelos seus títulos. Os resultados indicam que o número de artigos de PB vem aumentando como um todo, em especial as PB sistemáticas mas, a PB tradicional ainda é a mais frequente. Foi evidenciada uma proliferação de termos usados para identificar artigos de PB e que estes podem ser encontrados em várias sub-áreas. Os dados também indicam que há uma falta de uniformidade e rigor nos procedimentos e até desacordo com a terminologia (alguns artigos se auto-denominaram erroneamente conforme os critérios desta pesquisa) a ponto de dificultar uma pesquisa terciária como esta. Concluimos que a comunidade científica de Informática na Educação se beneficiaria de (a) um maior rigor na execução de PBs e, (b) da concentração dos artigos num único portal com recursos de busca. Estas medidas certamente facilitaria o desenvolvimento da área como um todo no Brasil.


Palavras-chave


Metodologia da Pesquisa; Pesquisa Bibliográfica

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.01.28

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.01.28

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)