Fio Condutor Microgenético: uma metodologia para a mediação metacognitiva em jogos computacionais
Resumo
O artigo tem como objetivo apresentar o Fio Condutor Microgenético, uma metodologia para a mediação metacognitiva em jogos computacionais. São apresentados os primeiros resultados da aplicação desta metodologia em dois jogos com conteúdos escolares pertencentes às ciências matemáticas desenvolvidos em material manipulável, em crianças entre 9 e 10 anos. Os resultados empíricos são insumo para o desenvolvimento de algoritmos computacionais que reproduzam em jogos virtuais a metodologia apresentada. Os resultados sugerem mecanismos através dos quais a metodologia proposta contribui para ativar as estruturas lógicas dos eixos epistêmicos do ‘contar e do medir’ inseridos nos jogos na forma de situações-problema. Entendemos que nossa proposta teórico-experimental constitui-se em estratégia neuropsicopedagógica promissora para o desenvolvimento metacognitivo e reconhecemos seu potencial no âmbito das teorias e práticas em educação.
Palavras-chave
Software Educacional; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Educação Mediada por Tecnologia
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.01.1
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.01.1
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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)