Utilizando Agentes Pedagógicos Animados como uma abordagem não restritiva ao Gaming The System

Thiago Marquez Nunes, Patrícia Augustin Jaques

Resumo


Sistemas Tutores Inteligentes apresentam grande potencial como ferramenta computacional de apoio a aprendizagem por permitir um acompanhamento individualizado do estudo do aprendiz. No entanto, a efetividade desses sistemas é muitas vezes reduzida por comportamentos do aluno, tais como o Gaming The System, quando ele tenta tirar vantagem das propriedades do tutor para avançar rapidamente na resolução dos problemas. Com o objetivo de minimizar o Gaming The System e, portanto, melhorar a experiência de aprendizagem do aluno, o presente artigo propõe o emprego de Agentes Pedagógicos Animados como abordagem não-restritiva ao comportamento. Foram desenvolvidos dois agentes com traços de personalidades diferentes. Eles respondem quando o aluno faz o Gaming The System por pedidos sucessivos de dicas, mostrando que estão cientes deste comportamento inadequado do aluno. As diferentes abordagens mostram que o tutor, através de suas ações, pode sim influenciar a maneira como o aluno encara a experiência e, dessa forma, desincentivar essa prática. Os resultados de um estudo conduzido com 41 alunos de uma escola privada, embora não tenham sido observados resultados estatísticos significativos, revelam que os agentes impactam diferentemente no comportamento do aluno segundo a sua personalidade.


Palavras-chave


Inteligência Artificial, Sistemas Tutores Inteligentes, Agentes Pedagógicos Animados, Gaming The System

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.01.147

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.01.147

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)