A Lousa Digital no ensino de Matemática: análise das interações docentes
Resumo
Este artigo discute alguns resultados de uma pesquisa de mestrado que buscou analisar a atividade docente com o uso da Lousa Digital para o ensino da Matemática, tomando o ensino de Razão e Proporção, com um olhar para as interações docentes. O estudo teve por base as Pesquisas em interação e interatividade e na teoria da atividade. Como estudo exploratório um estudo de um caso de professor de matemática experiente com o uso da Lousa Digital foi realizado contando com um total de 130 interações analisadas a luz da análise de conteúdos. Os resultados apontam para um forte presença da Lousa Digital nas interações relativas a mediações didáticas, porém essas foram mais focada em trazer exemplos como um projetor, enquanto que a perspectiva de quadro foi menor. Essa foca-se nos momentos em que o professor tem que responder a dúvidas do aluno. Observou-se também uma barreira para a permissão do aluno interagir com a Lousa Digital diretamente nela. Por fim, o estudo revelou muitas possibilidades de uso, porém um longo caminho a percorrer para o uso dessa mídia no sentido da convergências de mídias.
Palavras-chave
Educação Mediada por tecnologia; Software Educacional
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.02.109
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.02.109
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)