Aplicações de Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics com foco na evasão escolar: oportunidades e desafios
Resumo
Este artigo, tendo como foco o quarto desafio da SBC, o qual trata do “Acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento”, apresenta uma análise de melhorias possíveis na aplicação de Mineração de Dados Educacionais, para que seus resultados possam apoiar efetivamente processos de detecção de comportamentos ligados à evasão escolar. É demonstrada a importância de um amplo mapeamento de fatores associados, bem como a necessidade de implantação de soluções interativas, que possibilitem o acesso dinâmico aos resultados, permitindo o diagnóstico precoce e a realização de ações pedagógicas. Ao final deste artigo algumas questões relevantes ao tópico mineração de dados educacionais são abordadas visando fomentar a discussão de oportunidades nesta área.
Palavras-chave
Mineração de Dados Educacionais
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.01.132
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.01.132
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)