O Uso de Simuladores no Ensino da Medicina
Resumo
Este trabalho descreve o desenvolvimento de simulação de casos clínicos em um ambiente computadorizado na web. O simulador foi inserido no Moodle e 18 alunos do 7o semestre de medicina realizaram a tarefa e responderam a um questionário validado para a avaliação de softwares educativos com perguntas sobre: o aprendizado, a interatividade, motivação, concentração, atratividade, operacionalidade e autonomia. A experiência foi considerada extremamente válida. O desafio é enorme no sentido de buscar alternativas de interatividade que estimulem e que simultaneamente abriguem conteúdo, com um aprofundamento adequado ao objetivo do curso. As críticas na avaliação servirão de base para ajustes nos próximos casos.
Palavras-chave
Simulação por Computador; Educação Médica; Educação Mediada por Tecnologia
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.02.98
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.02.98
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)