O Papel da UNIREDE na Construção das Políticas Públicas para a EAD no Brasil

Ana Beatriz Gomes Carvalho

Resumo


A política pública inicial para a EaD no país, concretizada com o Pró-Licenciatura, foi construída de forma dialogada com os representantes das instituições parceiras, através da mediação da UNIREDE. O Pró-Licenciatura foi a primeira experiência do governo federal a iniciar a implementação de cursos de graduação a distância em universidades públicas. Em um momento em que se discute a institucionalização da EaD nas universidades, o resgate do histórico de negociação e discussão para a criação e expansão dos cursos a distância poderá ser um importante diferencial para pensarmos em propostas diversificadas e contextualizadas de EaD, nas universidades. Este artigo propõe-se a analisar o papel da UNIREDE na construção de uma política pública de EaD no país que privilegiou o diálogo e a colaboração entre os representantes das instituições de ensino superior, especificamente no período de construção de uma política pública para a EaD no país. A escolha metodológica recaiu sobre a pesquisa documental, já que a questão central do estudo está relacionada com uma política pública específica, com o escopo teórico no campo dos Estudos Culturais, que possibilita utilizar e discutir diferentes mídias, sejam elas de massa ou não, como uma expressão legítima do pensamento de um determinado grupo. Os resultados obtidos em nossa pesquisa indicam que a UNIREDE teve um papel essencial no diálogo para a construção das políticas públicas em EaD, incluindo editais e critérios de seleção das IES, articulando os grupos e minimizando as relações de poder desiguais entre os diversos grupos que participavam do processo.


Palavras-chave


Políticas públicas; educação a distância; histórico da EaD

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.02.59

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.02.59

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)