Reduzir as Atitudes Negativas em Relação à Aprendizagem da Matemática e Aumentar o Desempenho dos Alunos Através de Metodologia CAL

Jaime R. S. Fonseca

Resumo


O objetivo deste estudo é triplo: em primeiro lugar, investiga as vantagens educacionais da metodologia Aprendizagem Assistida por Computador (Computer Assisted Learning -CAL) nos resultados dos alunos; em segundo lugar, pretendemos saber se as atitudes negativas em relação à aprendizagem da matemática (Attitudes Towards Math-ATM) influenciam o seu desempenho na disciplina de Métodos Quantitativos, na escola secundária; em terceiro lugar, queremos saber se o uso de CAL na Universidade (primeiro ano) no ensino e aprendizagem de Estatística e Análise de Dados pode reduzir o efeito de experiências negativas aquando da aprendizagem de matemática na escola secundária. Usámos uma amostra de n = 758 estudantes, obtidos por um plano de amostragem por clusters (sendo os clusters os três cursos), que usou metodologia CAL e outra amostra de n = 449 estudantes, obtidos também por um plano de amostragem por clusters a partir dos três cursos que utilizaram a metodologia tradicional (lápis e papel). Conclui-se: (1) que as ATM negativas (gostar ou não gostar de matemática), influenciou o seu desempenho na disciplina de Métodos Quantitativos, (2) o mesmo não aconteceu com o seu desempenho na Estatística e Análise de Dados da Universidade, usando CAL; (3) finalmente, comparámos performances depois de usar as duas metodologias, com e sem CAL, e concluímos que a média do desempenho dos alunos quando usaram metodologia CAL é superior a média do desempenho dos alunos que usaram metodologia tradicional.


Palavras-chave


Educação Mediada por Tecnologia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.01.121

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.01.121

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)