Análise comparativa da Usabilidade dos Ambientes de Gestão da Aprendizagem Amadeus e Moodle

Ivanildo José Melo Filho, Rosângela Saraiva Carvalho, Alex Sandro Gomes, Paulo André da Rocha Perris, Rodrigo Lins Rodrigues, Fábio Denilson de Oliveira Feliciano

Resumo


Este trabalho teve como objetivo comparar a usabilidade dos ambientes de gestão da aprendizagem: LMS Amadeus e Moodle.  A comparação esteve relacionada a execução de tarefas docentes semelhantes por usuários  em formação docente do curso de licenciatura em música da Instituição ABCD. A metodologia aplicada consistiu na utilização das recomendações da ISO/IEC 9241-11 referentes a usabilidade cujas medidas adotadas foram eficácia, eficiência e satisfação na execução de tarefas docentes. A análise da tarefa foi utilizada com a finalidade de identificar as necessidades ou problemas relacionados à usabilidade dos ambientes. Os resultados iniciais embora ainda não são generalizáveis sugerem que o LMS Amadeus possui melhor usabilidade que o Moodle para a prática de mediação docente via um LMS.


Palavras-chave


Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Educação a Distância; Educação Mediada por Tecnologia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.01.107

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.01.107

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)