Análise comparativa da Usabilidade dos Ambientes de Gestão da Aprendizagem Amadeus e Moodle
Resumo
Este trabalho teve como objetivo comparar a usabilidade dos ambientes de gestão da aprendizagem: LMS Amadeus e Moodle. A comparação esteve relacionada a execução de tarefas docentes semelhantes por usuários em formação docente do curso de licenciatura em música da Instituição ABCD. A metodologia aplicada consistiu na utilização das recomendações da ISO/IEC 9241-11 referentes a usabilidade cujas medidas adotadas foram eficácia, eficiência e satisfação na execução de tarefas docentes. A análise da tarefa foi utilizada com a finalidade de identificar as necessidades ou problemas relacionados à usabilidade dos ambientes. Os resultados iniciais embora ainda não são generalizáveis sugerem que o LMS Amadeus possui melhor usabilidade que o Moodle para a prática de mediação docente via um LMS.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.01.107
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.01.107
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)