Introdução ao GenVirtual: uma interface musical com realidade aumentada para apoiar o “fazer musical” de pessoas com deficiência motora e cognitiva

Ana Grasielle Dionísio Corrêa, Marilena Nascimento, Irene Karaguilla Ficheman, Roseli de Deus Lopes

Resumo


Este artigo apresenta a pesquisa e o desenvolvimento do GenVirtual, uma interface musical com realidade aumentada, para apoiar o “fazer musical” de crianças com deficiência motora e cognitiva. O GenVirtual possibilita adicionar, no mundo real, objetos virtuais sonoros que emitem sons de diversos instrumentos musicais como os de corda, sopro e percussão. Os objetos virtuais são manipulados naturalmente, com as mãos, sem uso de aparatos convencionais de interação. Durante a fase de desenvolvimento, o GenVirtual foi avaliado por um grupo compostopor 11 especialistas em musicoterapia com vistas a validar o conjunto de requisitos relacionados ao “fazer musical” pedagógico e terapêutico. Ao final do desenvolvimento, o GenVirtual foi avaliado por um grupo de 5 crianças com déficits motores e cognitivos em sessões de musicoterapia.Os resultados mostraram que o GenVirtual possibilitou apoiar as abordagens utilizadas no “fazer musical”. Além disso, melhorou o desempenho e o estímulo da ação das crianças,características estas que contribuem para a motivação durante o “fazer musical.

Palavras-chave


Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Realidade Aumentada; Fazer Musical; Musicoterapia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.02.118

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.02.118

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)