LIVRE SABER(LiSa): um repositório de recursos educacionais abertos de cursos a distância

Joice Lee Otsuka, Elis Gabriela Copa dos Santos, Luciana de Souza Gracioso, Gislaine Cristina Micheloti Rosales, Cristian Kawakami

Resumo


Este artigo apresenta o Livre Saber (LiSa), um repositório digital de recursos educacionais abertos criado com o intuito de organizar, preservar e compartilhar um acervo de materiais didáticos em diferentes formatos (vídeos, animações, jogos, podcasts, ilustrações, textos etc.) que vem sendo criado no escopo dos cursos oferecidos na modalidade EaD pela Universidade Federal de São Carlos. São apresentadas considerações técnicas sobre a política de acesso e arquivamento do LiSa; a sua estrutura e conjunto de metadados e o fluxo de depósito. Também são analisados alguns resultados iniciais da implantação.


Palavras-chave


Repositórios digitais; Educação a Distância; Recursos Educacionais Abertos

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.01.1

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.01.1

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)