Uma Abordagem Automática para Personalização do Processo de Ensino Baseada em Estilos de Aprendizagem em Sistemas Adaptativos e Inteligentes para Educação a Distância

Daydson Hugo Silva, Fabiano Azevedo Dorça

Resumo


Este artigo apresenta uma nova abordagem para personalização automática do processo de ensino em sistemas adaptativos e inteligentes para educação à distância, levando em conta os estilos de aprendizagem dos estudantes. São mostrados resultados promissores obtidos através de experimentos com um método de adaptação que utiliza uma modelagem de preferências de aprendizagem representadas através de distribuições de probabilidades ao invés de tipos fixos,o que resultou em processos de modelagem do estudante e personalização do processo de ensino não-determinísticos. Finalmente, apresenta-se a comparação destes resultados com outros constantes na literatura, resultantes de processamentos que utilizaram dados similares.

Palavras-chave


recomendação de objetos de aprendizagem; modelagem do estudante; estilos de aprendizagem; sistemas tutores inteligentes

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.02.1

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2014.22.02.1

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)