Uso de Realidade Aumentada como Apoio ao Ensino do Campo Girante de um Motor de Corrente Alternada

Suzana da Hora Macedo, Filipe Arantes Fernandes, Evanildo dos Santos Leite, José Valdeni de Lima, Maria Cristina Villanova Biazus

Resumo


Este trabalho apresenta um Objeto de Aprendizagem desenvolvido em ambiente de Realidade Aumentada para apoio ao ensino do campo magnético girante do estator de um motor elétrico. Neste ambiente o aluno pode ver o campo magnético em 3D e também interagir com este campo. Como suporte pedagógico foi utilizada a Teoria da Aprendizagem Significativa. Comentários e avaliações foram feitos para complementar o trabalho, destacando suas vantagens no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave


Realidade Aumentada; Campo Girante; Motor; Aprendizagem Significativa

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.03.131

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.03.131

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)