Busca Contextualizada Enriquecida com Dados Abertos para Apoiar a Aprendizagem Colaborativa em Redes Sociais

Eduardo Fritzen, Sean Wolfgand Matsui Siqueira, Leila Cristina de Vasconcelos Andrade

Resumo


Com o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, em especial a web e sistemas colaborativos, observa-se um amplo acesso a motores de busca e redes sociais. Este trabalho considera que a relevância na recuperação de documentos na Web pode ser primordial para estimular a colaboração em dinâmicas de aprendizagem baseadas em discussão. Para melhorar e contextualizar a recuperação de documentos na Web, este artigo propõe: (i) a modelagem do contexto a partir da extração das mensagens em grupos de rede social e (ii) uso do contexto para melhorar a relevância na recuperação de documentos na Web. Um estudo de caso demonstrou que a captura do contexto enriquecido usando mensagens de discussão pode melhorar a relevância dos resultados das buscas na Web e contribuir com as discussões

Palavras-chave


Busca contextual, Dados abertos, Aprendizagem Colaborativa, Redes Sociais

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.03.25

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.03.25

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)