Recursos Tecnológicos e Ensino de Estatística na Educação Básica: um cenário de pesquisas brasileiras

Everton José Goldoni Estevam, Marco Aurélio Kalinke

Resumo


No presente artigo apresentamos um cenário de pesquisas brasileiras envolvendo recursos tecnológicos e o ensino de Estatística na Educação Básica, disponibilizadas no Banco de Teses da CAPES, na busca por compreender quais discussões têm sido privilegiadas. Enquanto estudo documental, realizamos uma análise interpretativa de 15 dissertações (2004-2011) e identificamos quatro eixos temáticos: (i) Softwares explorados em tarefas estatísticas; (ii) Conhecimentos estatísticos construídos e/ou mobilizados; (iii) Aspectos didáticos e metodológicos do uso da tecnologia no ensino de Estatística; e (iv) Perspectivas para Educação Estatística a Distância. Os resultados indicam que os recursos tecnológicos podem ampliar os limites do ensino de Estatística e possibilitam simulações e explorações que favorecem a compreensão de conceitos e habilidades que envolvem o processo de análise de dados, em detrimento de aspectos algébricos e/ou puramente estruturais.

Palavras-chave


Educação Estatística; Tecnologias de Informação e Comunicação; Softwares; Probabilidade e Estatística.

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.02.104

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.02.104

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)