Mídias na Educação: discurso oficial nos discursos de professores egressos de um Programa de Formação Continuada

Heloisa Helena Oliveira de Magalhães Couto, Luiz Augusto Coimbra Rezende

Resumo


Os discursos em torno das tecnologias de informação e comunicação (TIC) ganharam visibilidade em nosso país a partir de 1995, sobretudo após o lançamento da Internet (comercial) e da implementação de Políticas concernentes à incorporação das novas tecnologias ao espaço educacional. De forma geral, nos discursos oficiais, a tecnologia é a grande aliada na reconfiguração da prática pedagógica e recai sobre o professor a responsabilidade por promover essa transformação, demandando para isso uma requalificação que lhe permita ocupar o papel de mediador entre as TIC e os alunos. Nesse artigo, buscamos discutir a apropriação pedagógica das TIC, a partir das práticas compartilhadas por professores egressos do curso de Formação Continuada Mídias na Educação para compreendermos, na perspectiva dos professores, e nas relações entre seus discursos e o oficial, que fatores são determinantes para que utilizem as TIC em sala de aula e que aspectos de sua Formação foram significativos para essa utilização. Fundado na concepção da coautoria como estratégia de aprendizagem e associado a uma visão sócio-interacionista, sem, contudo, deixar de estar atrelado a enfoques instrumentais, apresenta como uma de suas características “a integração das diferentes mídias ao processo de ensino e de aprendizagem”. Aplicamos, em duas etapas, dois questionários de abordagem qualitativa a todos os concluintes de algum ciclo do curso em uma Universidade Federal. De cerca de 410 cursistas contatados, 172 responderam ao primeiro questionário e 73 ao segundo, de abordagem mais aprofundada. Os resultados mostram uma dissociação entre os novos sentidos que os professores imprimem para as TIC em seus discursos e a omissão, ou a utilização eventual das tecnologias em suas práticas cotidianas. Nesse contexto, há visível apropriação e hibridização entre os discursos oficial e dos professores, sem demonstrar, no entanto, passividade ou falta de criticidade por parte deles.


Palavras-chave


Tecnologias de informação e comunicação; formação de professores; mídias na educação.

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.03.85

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.03.85

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)