Análise ergonômica do sistema hiperNet buscando o aprendizado da cooperação e da autonomia
Resumo
As novas ferramentas tecnológicas estão revolucionando o mundo. O controle social e político do curso desta revolução impõe que tais ferramentas sejam compreendidas pelo homem comum. A complexidade dos recursos tecnológicos, bem como, as relações de dependência que se estabelecem entre especialistas e usuários, dificultam esta compreensão. Nesta problemática, uma das vertentes do trabalho investigou o conceito de aprendizado autônomo, definindo o papel das relações cooperativas no mesmo. Concretamente foram estabelecidos alguns pressupostos pedagógicos e técnicos do aprendizado autônomo do uso dos recursos da telemática. Isto foi feito a partir da elaboração de uma síntese teórica sobre os trabalhos de Jean Piaget, de Humberto Maturana e Francisco Varela e de Paulo Freire. Os pressupostos formulados foram avaliados através da participação na implementação de uma experiência pioneira de educação à distância alternativa (o projeto hiperNet). A descrição e avaliação qualitativa da experiência observada permitiu concluir que: (a) atitudes de aprendizado autônomo são mais intensas quando os sujeitos conseguem atribuir significado para o uso das ferramentas, o que por sua vez relaciona-se com o fato de estarem mais autoconscientes das suas demandas; (b) o respeito a tais demandas é capaz de promover o resgate dos níveis de auto-estima com conseqüente rebaixamento dos níveis de dependência; e, (c) o envolvimento em processos cooperativos ocorre em conjunto com a presença de atitudes de aprendizado autônomo. A outra vertente investigou a complexidade das ferramentas de telemática. Foi realizada uma análise ergonômica de um protótipo do sistema hiperNet, em desenvolvimento no Laboratório de Software Educacional da UFSC, que tem por objetivo dar suporte ao trabalho cooperativo em redes. Esta análise resultou na identificação de aspectos que ainda se constituem em forte gargalo para o aprendizado autônomo das atuais ferramentas de telemática. Dentre eles, concluiu-se que é preciso trazer boa parte das funções que hoje são terreno específico dos especialistas administradores das redes para o nível da manipulação direta das interfaces das aplicações clientes. Outra urgência é a necessidade de tornar muito mais transparente para o usuário a organização física e lógica da rede. Finalmente, este trabalho contribuiu de forma significativa para delinear um novo conceito de educação à distância que as novas tecnologias permitem por em prática.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.1997.1.1.107
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.1997.1.1.107
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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)