Ferramentas de autoria e de colaboração: discutindo a acessibilidade e a usabilidade na perspectiva da Web 2.0
Resumo
Entre os aspectos que caracterizam a Web 2.0, podemos destacar dois importantes movimentos: a possibilidade de impulsionar o protagonismo por meio de ferramentas de escrita e colaboração online, e os princípios da pervasividade computacional, ambos de forte relevância quando os indivíduos em processo de mediação apresentam algum tipo de necessidade especial. No entrelaçamento desses movimentos alicerçamos a construção deste trabalho, ao problematizar um conjunto de recursos dedicados a abertura de espaços de autoria individual e coletiva dentro do AVA Eduquito, um ambiente virtual implementado em sintonia aos critérios de acessibilidade e usabilidade em todo o seu processo de desenvolvimento e de validação.
Palavras-chave
Informática na educação especial; acessibilidade; usabilidade; inclusão; web 2.0
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.01.121
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.01.121
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)