SOFTWARE EDUCATIVO MULTIMIDIA ASPECTOS CRÍTICOS NO SEU CICLO DE VIDA
Resumo
A engenharia de software educativo é muito mais do que simplesmente tentar fazer um apanhado, artisticamente bem sucedido, de idéias docentes com apoio da tecnologia informática. Na última década esta disciplina, e seu campo de ação tornaram-se um dos domínios de trabalho interdisciplinar mais desafiadores, em que se aplicam idéias que visam fazer com que o aprendiz possa interagir com ambientes educativos informatizados que acrescentem valor aos meios educativos que estão disponíveis normalmente para auxiliar no processo ensino-aprendizagem. Neste trabalho o autor apresenta o que sua atividade docente de pesquisa e desenvolvimento - de mais de duas décadas - provou ser aqueles poucos itens em que não pode errar quem desenvolve um sofware educativo, levando em consideração as oportunidades que oferece a multimidia interativa. Para tanto usa-se como referencial aquilo que constitui o ciclo de vida de um material educativo informatizado e analisa os requisitos que devem ser satisfeitos nas diversas fases, à luz dos desafios apresentados pela educação para a sociedade do conhecimento e do que se considera um bom ambiente educativo apoiado na informática.
Palavras-chave
Engenharia de sofware educativo; planejamento estratégico de informática em educação; o computador como meio; informação multimidia; interatividade; micro-mundos interativos; ambientes multimidia de aprendizagem
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.1997.1.1.9-18
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.1997.1.1.9-18
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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)