A prática do professor no laboratório de informática
Resumo
A presente dissertação de mestrado apresenta algumas hipóteses para a compreensão de que conhecimentos e quanta subjetividade estão presentes nas ações pedagógicas dos professores da Escola de Informática da Universidade Católica de Pelotas. Eles desenvolvem suas atividades no Laboratório de Informática e estabelecem um determinado estilo de trabalho, especialmente definido pela maneira como articulam a teoria e a prática. O referencial teórico deste trabalho baseia-se no pressuposto de que toda ação pedagógica é presidida por uma concepção de conhecimento construída durante a vida dos professores, por meio das diversas influências que recebem. Neste sentido, procurase responder a questões relacionadas aos aspectos constitutivos desta filosofia docente, desde a infância dos professores, até o período em que eles passam a interagir com o ambiente universitário e desenvolvem atividades que podem ser pensadas e caracterizadas à luz da teoria. A metodologia utilizada pode caracterizar esta investigação como uma abordagem qualitativa do tipo etnográfico escolar, na qual o pesquisador é o principal responsável pela coleta e análise dos dados. Outro aspecto importante neste tipo de pesquisa é a formulação de hipóteses, conceitos ou abstrações, e não a sua testagem. Para isso, utiliza-se um plano de trabalho rigoroso do ponto de vista científico, mas muito livre quanto à possibilidade de constantes reavaliações e reformulações dos fundamentos teóricos. Como principais conclusões, este trabalho apresenta hipóteses que pretendem explicar quem é e de onde vem o professor de Informática, além de alguns aspectos constitutivos da sua concepção de conhecimento, seus mecanismos de tomada de decisão, suas satisfações e dificuldades. Quanto à prática pedagógica, o trabalho procura identificar quais as inovações e as continuidades que os professores conseguem efetivar, em relação ao ensino tradicional.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.1998.2.1.93-94
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.1998.2.1.93-94
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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)