COMUNIDADES DINÂMICAS PARA O APRENDIZADO NA INTERNET

Marisa Lucena

Resumo


A Internet permite a manipulação de informações e novas formas de formação de conhecimento de um modo mais rápido e com objetivos mais amplos do que qualquer outro recurso tecnológico até hoje utilizado. Comunidades Dinâmicas para o Aprendizado foram formadas no espaço virtual proporcionado pela Internet. Nelas, todos os membros do grupo partilham controle e idéias e todos aprendem com as experiências e conhecimentos de todos, incluindo o professor. É uma mudança de paradigma educacional com resultados imediatos no aprendizado fundamental. Este trabalho estuda a natureza dessas comunidades e os requisitos para o sucesso de seu funcionamento e apresenta recomendações para a sua organização.

Palavras-chave


Desenho Instrucional; Construtivismo; Internet; Comunidade Dinâmica para o Aprendizado; WWW; Listas de Interesse; Comportamento de Grupos

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.1998.2.1.9-16

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.1998.2.1.9-16

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)