A IMPLANTAÇÃO DA INFORMÁTICA NO ESPAÇO ESCOLAR: questões emergentes ao longo do processo

Fernanda Maria Pereira Freire, Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Maria Cecília Martins, Odete Sidericoudes

Resumo


Este artigo analisa dificuldades que freqüentemente surgem no processo de implantação da informática na educação, a partir da apresentação das experiências de três escolas. As histórias mostram que o trabalho pedagógico baseado no uso do computador desenvolve-se de acordo com as necessidades e possibilidades de cada comunidade escolar, exigindo uma série de reflexões sobre o papel da escola, do professor, a função do currículo escolar e, principalmente, sobre a prática pedagógica vigente em sala de aula. Diferentes soluções são construídas coletivamente, mas é evidente a importância do professor, que acredita na proposta do trabalho e se propõe a vencer os desafios que aparecem durante o processo.

Palavras-chave


Implantação da informática na educação; comunidade escolar; prática pedagógica

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.1998.3.1.45-62

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.1998.3.1.45-62

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)