A IMPLANTAÇÃO DA INFORMÁTICA NO ESPAÇO ESCOLAR: questões emergentes ao longo do processo
Resumo
Este artigo analisa dificuldades que freqüentemente surgem no processo de implantação da informática na educação, a partir da apresentação das experiências de três escolas. As histórias mostram que o trabalho pedagógico baseado no uso do computador desenvolve-se de acordo com as necessidades e possibilidades de cada comunidade escolar, exigindo uma série de reflexões sobre o papel da escola, do professor, a função do currículo escolar e, principalmente, sobre a prática pedagógica vigente em sala de aula. Diferentes soluções são construídas coletivamente, mas é evidente a importância do professor, que acredita na proposta do trabalho e se propõe a vencer os desafios que aparecem durante o processo.
Palavras-chave
Implantação da informática na educação; comunidade escolar; prática pedagógica
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.1998.3.1.45-62
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.1998.3.1.45-62
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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)