ANÁLISE MICROGENÉTICA DE PROCESSOS COGNITIVOS EM CONTEXTOS MÚLTIPLOS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Resumo
Na constituição do conhecimento, as dimensões funcional (saber fazer) e estrutural (compreender) se complementam. A fusão dessas duas dimensões permite uma análise mais abrangente do processo e do produto intelectual de sujeitos em situação de resolução de problemas. Estudos realizados por Mantoan (1995), Miskulin (1994) e Martins (1994) analisam os microdesenvolvimentos cognitivos de sujeitos realizando atividades envolvendo conceitos de geometria plana e espacial e de composição musical. Excertos destes estudos são apresentados para demonstrar a funcionalidade da inteligência e o encadeamento dos aspectos axiológicos, teológicos e lógicos na transformação do conhecimento em ação e da ação em conhecimento. Os Sistemas Abertos de Ensino são apontados como contextos educacionais propícios para se analisar microgeneticamente o sujeito cognoscente.
Palavras-chave
microgêneses cognitivas; processos de criação e resolução de problemas; construção de conhecimentos; ambientes educacionais abertos
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.1998.3.1.27-44
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.1998.3.1.27-44
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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)