ANÁLISE MICROGENÉTICA DE PROCESSOS COGNITIVOS EM CONTEXTOS MÚLTIPLOS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Maria Teresa Eglér Mantoan, Maria Cecília Martins, Rosa Giaretta Sguerra Miskulin

Resumo


Na constituição do conhecimento, as dimensões funcional (saber fazer) e estrutural (compreender) se complementam. A fusão dessas duas dimensões permite uma análise mais abrangente do processo e do produto intelectual de sujeitos em situação de resolução de problemas. Estudos realizados por Mantoan (1995), Miskulin (1994) e Martins (1994) analisam os microdesenvolvimentos cognitivos de sujeitos realizando atividades envolvendo conceitos de geometria plana e espacial e de composição musical. Excertos destes estudos são apresentados para demonstrar a funcionalidade da inteligência e o encadeamento dos aspectos axiológicos, teológicos e lógicos na transformação do conhecimento em ação e da ação em conhecimento. Os Sistemas Abertos de Ensino são apontados como contextos educacionais propícios para se analisar microgeneticamente o sujeito cognoscente.

Palavras-chave


microgêneses cognitivas; processos de criação e resolução de problemas; construção de conhecimentos; ambientes educacionais abertos

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.1998.3.1.27-44

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.1998.3.1.27-44

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)