Educação a Distância em Robótica e Visão Computacional

Luciano Rodrigues de Queiroz, Marcel Bergerman, Rubens Campos Machado, Samuel Siqueira Bueno, Alberto Elfes

Resumo


Laboratórios Virtuais são importantes componentes de programas de educação e pesquisa a distância. Neste artigo é apresentado o estágio atual de desenvolvimento do REAL, um laboratório de pesquisa em robótica acessível pela Internet. O laboratório foi criado com o intuito de prover acesso a um robô móvel a pesquisadores localizados em qualquer parte do país, para que possam testar e validar métodos de navegação robótica e visão computacional. O laboratório é baseado em técnicas de telepresença e implementado através da arquitetura cliente-servidor; e pode ser acessado através de qualquer computador conectado à Internet. A principal contribuição deste trabalho é a criação de uma ferramenta de pesquisa a distância para aproximar grupos geograficamente dispersos e integrar seus recursos laboratoriais.

Palavras-chave


laboratório virtual; educação a distância; robótica; visão computacional; navegação robótica

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.1998.3.1.19-26

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.1998.3.1.19-26

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)