Um Experimento com Agentes de Software para Monitorar a Colaboração em uma Turma Virtual
Resumo
Os ambientes de ensino à distância têm apostado cada vez mais no ensino colaborativo, incentivando grupos de alunos (da mesma escola ou não) a interagirem entre si e a trocarem idéias. A utilização de um ambiente de ensino colaborativo delega um maior número de tarefas ao professor, uma vez que ele deve supervisionar todas as discussões entre os alunos para que estes não fujam ao tópico previsto para aula. A informação proveniente das interações irá fornecer um feedback importante ao professor, permitindo-o avaliar melhor os seus alunos e o planejamento do curso. Deste modo, este trabalho apresenta um experimento utilizando uma arquitetura Multiagente para realizar a monitoração das ferramentas de comunicação em um ambiente de ensino à distância. Este sistema analisa as discussões que se encontram em andamento nas ferramentas de lista de discussão, chat e newsgroup, disponibilizando ao professor informações estatísticas (percentual de participação dos alunos e número de mensagens trocadas), e identificando possíveis associações nas interações, tais como, tópicos e subtópicos que interessam ao aluno, grupos de alunos que interagem mais entre si, etc.
Palavras-chave
Inteligência Artificial Aplicada à Educação; Aprendizagem Colaborativa; Agentes de Software
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2000.7.1.37-48
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2000.7.1.37-48
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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)