Um Experimento de Modelagem Dinâmica Semiquantitativa com a Utilização da Técnica dos Hexágonos

Arion de Castro Kurtz dos Santos, Fábio Ferrentini Sampaio, Laércio Ferracioli

Resumo


O presente artigo relata um pequeno experimento realizado com alunos de Mestrado sobre o desenvolvimento de modelos semiquantitativos utilizando o ambiente de modelagem VISQ e posteriormente STELLA. A concepção, elaboração e representação dos modelos incluiu uma fase conceitual utilizando a técnica dos hexágonos (ídones – combinação de idéia e ícone). Um modelo clássico, para elos não lineares acoplados, apresentado na obra de Forrester, foi utilizado como um parâmetro para definir a atividade e como um critério de validação. Os resultados sugerem que parece ser recomendável, antes de partir direto para o computador, passar por uma fase de desenvolvimento do modelo conceitual com ídones. Embora tenha sido muito simples o modelo desenvolvido com STELLA, quando comparado ao padrão de Forrester, os resultados mostraram que os estudantes foram capazes de construir um diagrama de fluxo tendo como base o modelo previamente desenvolvido em VISQ.

Palavras-chave


Modelagem; Semiquantitativa; VISQ; STELLA; Ídones

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2000.7.1.21-36

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2000.7.1.21-36

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)