Evolução Dinâmica de um Curso a Distância Modelado por Workflow

Graziela Flores Kunde, Maria Aparecida Souto, José Palazzo M. de Oliveira

Resumo


O objetivo deste artigo é caracterizar as mudanças dinâmicas que podem ocorrer no esquema conceitual de um curso para apoiar um ambiente na Web para oferecer o ensino em ambiente distribuído por meio de navegadores. Esta atividade faz parte do Projeto Tapejara/ProTeM CNPq-CC. O conteúdo do curso é representado conceitualmente e executado como um workflow. São analisadas as modificações no plano do curso (esquema conceitual) e as repercussões destas modificações nas atividades dos alunos inscritos. A utilização da tecnologia de workflow com suporte à evolução de esquemas permite uma melhor interação entre o professor e os alunos e uma maior flexibilidade na construção e manutenção de cursos a distância.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2001.9.1.35-50

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2001.9.1.35-50

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)