Educação sem Distâncias: Uma Experiência de Convivência em Ambiente Digital de Aprendizagem

Débora Laurino Maçada, Luciane Sayuri Sato, Cleci Maraschin

Resumo


Neste trabalho buscamos descrever uma experiência de constituição de um ambiente de aprendizagem digital dentro da perspectiva dos estudos e pesquisas que vêm sendo desenvolvidos pelo grupo de pesquisadores do Laboratório de Estudos Cognitivos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - LEC/UFRGS. O foco central de análise é o regime cognitivo advindo do acoplamento entre sistemas que estruturam o espaço de aprendizagem: sujeitos, recursos digitais, formas de interação e proposta educacional.

Palavras-chave


ecologia cognitiva; sistema cognitivo; tecnologias intelectuais

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2001.9.1.27-34

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2001.9.1.27-34

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)