Usando a Categorização e Estruturação de Mensagens Textuais em Cursos pelo Ambiente AulaNet
Resumo
Este trabalho indica como o uso da categorização e da estruturação de mensagens em ferramentas de comunicação textuais assíncronas pode ser útil para organizar a discussão, aprofundar o debate dos temas e levar os participantes a refletir sobre suas mensagens, resultando numa melhoria no trabalho do grupo e no aprendizado. Apesar de seu uso ter propiciado a elevação do número de mensagens, forneceu subsídios para que a sobrecarga de informação fosse reduzida. Neste trabalho, é relatado o uso da categorização e estruturação de mensagens em um curso via Internet através do ambiente de aprendizagem AulaNet, mostrando o processo de definição e aperfeiçoamento do conjunto de categorias.
Palavras-chave
categorização de mensagens; ferramentas de comunicação; educação à distância; groupware
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2002.10.1.31-44
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2002.10.1.31-44
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)