DE-MAW: Um ambiente de Educação a Distância

Wesley Peron Seno, Marina Teresa Pires Vieira

Resumo


Este artigo apresenta a arquitetura de um ambiente de educação a distância que abrange as características consideradas básicas e necessárias para dar suporte à criação, execução e controle de cursos a distância. Além dessa infra-estrutura, outras funcionalidades relevantes e diferenciais, frente à de outros ambientes, são apresentadas e discutidas. Tais funcionalidades envolvem: aspectos de flexibilidade tanto ao professor no planejamento do curso quanto ao aluno na execução do curso, controle dinâmico de autorização de atores, quebra da linearidade de cursos a distância, tipos diferenciados de consultas, uso de data mining para análises gerenciais, entre outras.

Palavras-chave


Educação a Distância; Ambiente de Educação a Distância; Planejamento de Cursos a Distancia; Acompanhamento de Cursos a Distância

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2002.10.1.21-29

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2002.10.1.21-29

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)