Tecnologias na Educação: uma solução ou um problema pedagógico?

Edson Jacinski, Carlos Alberto Faraco

Resumo


O presente artigo discute alguns aspectos envolvidos na introdução das tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional brasileiro. Tem como principal objetivo problematizar os diferentes impactos pedagógicos dessa introdução, a partir da proposta teórica de considerar aquelas tecnologias não como meras ferramentas, mas como novas linguagens, isto é, como novos modos de significar o mundo. Exploram-se algumas conseqüências do quadro que emerge dessa discussão, para um esforço de repensar a escola e para a formação dos professores.

Palavras-chave


educação tecnológica; formação de professores

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2002.10.2.49-56

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2002.10.2.49-56

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)