Tecnologias na Educação: uma solução ou um problema pedagógico?
Resumo
O presente artigo discute alguns aspectos envolvidos na introdução das tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional brasileiro. Tem como principal objetivo problematizar os diferentes impactos pedagógicos dessa introdução, a partir da proposta teórica de considerar aquelas tecnologias não como meras ferramentas, mas como novas linguagens, isto é, como novos modos de significar o mundo. Exploram-se algumas conseqüências do quadro que emerge dessa discussão, para um esforço de repensar a escola e para a formação dos professores.
Palavras-chave
educação tecnológica; formação de professores
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2002.10.2.49-56
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2002.10.2.49-56
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)