Moonline: Proposta de um Ambiente baseado na Web para Apoio à Construção Coletiva de Conhecimento

Tânia Barbosa Salles Gava, Crediné Silva de Menezes

Resumo


Este trabalho apresenta o Moonline, um ambiente baseado na Web para apoio à construção coletiva de conhecimento. Sua abordagem é centrada na oferta de facilidades permitindo que as atividades interativas dos membros de uma comunidade de aprendizagem possam ocorrer da maneira mais eficiente possível. Para atingir seu objetivo a proposta de ambiente é enfática na exploração de quatro eixos importantes para flexibilizar, dinamizar e facilitar o processo de aprendizagem: a automação de tarefas, a integração de conteúdos, a individualização das interfaces e a dinamização da interação entre os atores do processo. O Moonline propõe o uso de mapas conceituais para integrar e disponibilizar conteúdo, além de oferecer um ambiente personalizado para cada um de seus usuários. Ao contrário da maioria dos ambientes da mesma natureza, centrados em disciplinas específicas, o Moonline é centrado nos alunos de um curso, quer seja presencial ou a distância. Além disso, ele considera o conjunto das disciplinas já estudas e aquelas que o aluno precisará estudar no futuro, tendo com referencial a sua grade curricular.

Palavras-chave


Internet e Educação; Ambientes Cooperativos baseados na Web; Monitoria Online

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2002.10.2.21-35

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2002.10.2.21-35

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)