Um Ambiente para as Práticas Laboratoriais de Física: Estudo do Pêndulo Matemático
Resumo
Este artigo apresenta uma maquete experimental automatizada do pêndulo matemático bifilar, projetada e desenvolvida no Laboratório de Mecânica da UESB. Ela é constituída por sistemas movidos por meio de motores de passo que permitem a definição dos parâmetros do pêndulo, um circuito eletrônico para o seu acionamento e um software que controla o circuito, possibilitando a manipulação dessa maquete, remotamente, para a prática laboratorial nas modalidades de ensino presencial e à distância. Os objetivos propostos são estudar as oscilações de um pêndulo simples, determinar as condições pelas quais um pêndulo pode ser considerado matemático e medir a aceleração da força de gravidade. O sistema implementado faz o controle da maquete e a captura dos períodos das oscilações durante o estudo da dependência destes da massa da esfera, do ângulo de inclinação e do comprimento da linha de suspensão da esfera. O aplicativo de controle e captura dos dados foi desenvolvido na linguagem Java visando proporcionar flexibilidade de uso de multiplataformas. Todo o sistema é automatizado e disponibilizado para uso através da Internet, cuja manipulação e visualização são ofertadas em tempo real.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.02.78
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.02.78
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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)