SIMULAÇÕES ON-LINE NO ENSINO DA FÍSICA E DA QUÍMICA
Resumo
O acentuado crescimento da Internet e, muito em particular, da World Wide Web possibilitou a transmissão de documentos contendo texto, som, imagem e vídeo. Com o aparecimento da linguagem de programação Java, pequenos programas multimédia passaram a ser adicionados aos documentos da Web. Assim, os professores e estudantes dispõem hoje de interessantes simulações que estão à sua livre disposição na Web. Estas simulações on-line, em particular as aplicações (applets) de Java, podem correr sem qualquer instalação no computador desde que o utilizador possua um browser. Discutimos, com vários exemplos, a utilização das simulações on-line no ensino e aprendizagem da Física e da Química, chamando a atenção para a utilidade de roteiros de exploração. Apresentamos os resultados de um estudo que realizámos com alunos portugueses do ensino básico (14 – 16 anos) que mostra as vantagens pedagógicas deste tipo de simulações, nomeadamente para actividades de auto-descoberta das leis domovimento.
Palavras-chave
Simulações on-line; World Wide Web; Java applets; Física e Química; aprendizagem
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2003.11.2.111-117
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2003.11.2.111-117
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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)