Suporte à Percepção em Ambientes de Aprendizagem Colaborativa

Marco Aurélio Gerosa, Hugo Fuks, Carlos José Pereira de Lucena

Resumo


Neste artigo é analisado como a percepção se relaciona com a comunicação, com a coordenação e com a cooperação, e conseqüentemente com a colaboração, entre pessoas em ambientes de aprendizagem colaborativa. Para isto é apresentado um modelo de colaboração e os elementos de percepção do ambiente AulaNet são analisados, buscando-se identificar quais são as informações relevantes, como são geradas, como os elementos de percepção – elementos da interface do ambiente por onde são disponibilizadas as informações destinadas a prover percepção – foram definidos e como os indivíduos têm controle sobre eles. Estas análises visam levantar subsídios para o projeto de elementos de percepção em ambientes de aprendizagem colaborativa.

Palavras-chave


percepção; colaboração; projeto de interface; ambiente de aprendizagem colaborativa

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2003.11.2.75-85

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2003.11.2.75-85

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)