APERFEIÇOAMENTO AUTOMÁTICO DO PERFIL DO APRENDIZ EM AMBIENTES DE EDUCAÇÃO UBÍQUA
Resumo
A computação ubíqua trouxe várias potencialidades para
os processos de ensino e aprendizagem. Do ponto de vista
educacional, o desafio é a criação de um ambiente de aprendizagem móvel que proporcione recursos apropriados para o aprendiz. No cenário da educação ubíqua torna-se importante a criação de um Perfil de Aprendiz, que integre suas localizações, interesses e informações referentes à aprendizagem. Este artigo apresenta o PeLeP (Pervasive Learning Profile), um modelo que suporta o aperfeiçoamento automático do perfil do aprendiz em ambientes de educação ubíqua. O PeLeP usa o histórico dos aprendizes nos contextos de um ambiente ubíquo (tracking) para atualização dos
perfis. O perfil do aprendiz no modelo é refinado e enriquecido através de inferências. As inferências são baseadas na mobilidade do aprendiz e no monitoramento das tarefas que ele executa nos contextos de um ambiente de computação ubíqua. O texto apresenta ainda a integração do modelo com um sistema de educação ubíqua. Os resultados iniciais mostram a viabilidade da proposta.
os processos de ensino e aprendizagem. Do ponto de vista
educacional, o desafio é a criação de um ambiente de aprendizagem móvel que proporcione recursos apropriados para o aprendiz. No cenário da educação ubíqua torna-se importante a criação de um Perfil de Aprendiz, que integre suas localizações, interesses e informações referentes à aprendizagem. Este artigo apresenta o PeLeP (Pervasive Learning Profile), um modelo que suporta o aperfeiçoamento automático do perfil do aprendiz em ambientes de educação ubíqua. O PeLeP usa o histórico dos aprendizes nos contextos de um ambiente ubíquo (tracking) para atualização dos
perfis. O perfil do aprendiz no modelo é refinado e enriquecido através de inferências. As inferências são baseadas na mobilidade do aprendiz e no monitoramento das tarefas que ele executa nos contextos de um ambiente de computação ubíqua. O texto apresenta ainda a integração do modelo com um sistema de educação ubíqua. Os resultados iniciais mostram a viabilidade da proposta.
Palavras-chave
Computação móvel e ubíqua, Aprendizagem ubíqua, Estilos de aprendizagem.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2008.16.01.%25p
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2008.16.01.%25p
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)