A Qualidade dos Processos Interativos como Chave para a Avaliação da Efetividade de Cursos a Distância

Francisco Villa Ulhôa Botelho, Rosa Maria Vicari

Resumo


Este estudo trata da avaliação de efetividade dos cursos a distância e os processos interativos em ambientes virtuais de aprendizagem. Faz parte de uma área temática maior, que seria a da qualidade em EaD ou avaliação da qualidade em EaD. Nosso olhar esteve orientado teoricamente pela abordagem histórico-cultural e pelo pensamento complexo. A compreensão do fenômeno da aprendizagem humana como um sistema aberto que estabelece relações com o seu contexto sócio-histórico e a análise dos processos interativos como caminho para o entendimento da qualidade dos cursos de EaD se sustentou nesse referencial teórico. Os objetivos gerais do estudo foram: analisar indicadores que são significativos para as avaliações de efetividade de cursos a distância; verificar em que medida a efetividade dos cursos de EaD está correlacionada com a qualidade dos processos interativos; buscar características das conversações dos indivíduos em interação nos grupos de estudo formados nos ambientes virtuais que podem contribuir para a efetividade dos cursos a distância. Os nossos resultados confirmaram a importância das variáveis contexto, professor e grupo de aprendizagem para a efetividade do curso a distância. Indicaram também a relevância de determinadas características das “falas” dos estudantes e professores, em ambientes virtuais de aprendizagem, para a geração de dinâmicas conversacionais que contribuem para o cumprimento das finalidades dos cursos.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2009.17.01.06

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2009.17.01.06

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)