MobiLE: Um Ambiente Multiagente de Aprendizagem Móvel Baseado em Algoritmo Genético para Apoiar a Aprendizagem Ubíqua

Luiz Cláudio Silva, Francisco Milton Mendes Neto, Luiz Jácome Júnior

Resumo


Um ambiente de aprendizagem móvel provê aos estudantes uma forma de ensino não possível de ser realizada em um curso convencional baseado na web. O uso de Objetos de Aprendizagem (OAs) em um formato padrão consiste em uma forma efetiva de permitir, entre outras características, o reuso e a interoperabilidade de conteúdo entre diferentes Sistemas de Gestão de Aprendizagem. No entanto, um problema que ocorre frequentemente é a inadequação do conteúdo sendo aprendido ao contexto do usuário. Um ambiente de suporte à aprendizagem móvel sensível ao contexto pode resolver esse problema. Desta forma, este artigo apresenta uma abordagem baseada em agentes para recomendação sensível ao contexto de OAs a fim de aperfeiçoar o processo de ensino na aprendizagem móvel.

Palavras-chave


Aprendizagem Móvel; Aprendizagem Ubíqua; Agente; Sensibilidade ao Contexto; Algoritmo Genético

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.01.62

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.01.62

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)