Aplicando a Taxonomia de Bloom Revisada para Gerenciar Processos de Ensino em Sistemas de Aprendizagem Baseada em Problemas
Resumo
O processo de ensino e aprendizagem na área de Computação freqüentemente sofre desafios relaci-onados à passividade dos estudantes guiados por um método centrado no professor, por conteúdos de disciplinas isolados de sua aplicabilidade e práticas distantes da realidade de mercado. Contra estes desafios, o método PBL (Problem Based Learning) como uma abordagem centrada no estudan-te, aprendizagem colaborativa e foco na resolução de problemas reais tem se mostrado uma solução adequada. No entanto, medir a efetividade de PBL não é uma tarefa fácil. O dinamismo do método e a intensidade de práticas acabam dificultando o planejamento e acompanhamento de tarefas e resul-tados ao longo do processo. Com esta motivação, este artigo propõe uma solução para gestão do processo de ensino e aprendizagem baseado em PBL a partir da definição de processos que fazem uso da Taxonomia de Bloom revisada, suportados por Sistemas de Gestão de Aprendizagem. Por meio da validação de um protótipo de baixa fidelidade, foi possível validar sua aplicabilidade e benefícios para o planejamento e acompanhamento do ensino na abordagem PBL.
Palavras-chave
Aprendizagem Baseada em Problemas; Gestão de Processos de Educação; Taxonomia de Bloom Revisada; Sistemas de Gestão da Aprendizagem.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.01.01
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2013.21.01.01
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)