Processos de construção do conheci-mento em sala de aula mediados pela convergência tecnológica: reflexões deste cenário emergente

David Moises Barreto dos Santos, Adolfo Almeida Duran, Teresinha Froes Burnham

Resumo


É notável a deflagração, no contexto educacional, do fenômeno que denominamos convergência tecnológica, caracterizado, em suma, por uma proliferação e coexistência de ciberinstrumentos móveis (netbooks, tablets, etc) e fluxo constante de informação. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é discutir transformações nos processos de construção de conhecimento em sala de aula, no âmbito da educação superior, suscitados pela convergência tecnológica. Para tanto, fizemos uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, onde investigamos o decorrer de uma disciplina de pós-graduação. Os instrumentos para levantamento de informações foram observação participante, entrevistas semiestruturadas e pesquisa bibliográfica, enquanto que para análise, foram análise de conteúdo e triangulação entre os referidos instrumentos. A investigação, com ênfase multidisciplinar especial na atenção, permitiu-nos identificar aspectos relevantes do cenário estudado, revelando que a convergência não apenas pode propiciar a aceleração de processos de construção (colaborativa) do conhecimento mas também o retardo.

Palavras-chave


construção do conhecimento; sala de aula; educação superior; convergência tecnológica; ciberinstrumentos; atenção

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2012.20.03.100

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2012.20.03.100

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)