O Processo de Colaboração nos Trabalhos de Coautoria em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Mônica Mandaji

Resumo


Este artigo objetiva  analisar o desenvolvimento do processo de colaboração em trabalhos de coautoria desenvolvidos em ambientes virtuais de aprendizagem a fim de contribuir para a evolução do marco que reconhece a importância da colaboração nestes processos de ensino e de aprendizagem por meio da construção de matrizes de categorias para a análise das práticas colaborativas. A pesquisa identificou a recorrência de ações nas relações entre os indivíduos no processo de desenvolvimento de atividades em coautoria. Destaca-se como contribuição principal que a utilização de matrizes como elemento  facilitador do acompanhamento desse processo por parte de professores e gestores da colaboração em espaços virtuais de aprendizagem possibilita uma evolução da análise quantitativa para a qualitativa e com isso são abertas novas possibilidades como o desenvolvimento de sistemas especialistas como apoio à análise  dos processos de elaboração de projetos de coautoria.

 


Palavras-chave


Coautoria; Colaboração; Aprendizagem Colaborativa; Categorias de Análise; Processos Colaborativos

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2012.20.1.50

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2012.20.1.50

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)