Experiência Inovadora e Contribuições no Ensino de Geometria em uma Ferramenta 3D: um Estudo de Caso na Engenharia

Rodrigo Duarte Seabra

Resumo


A habilidade de visualização espacial encontra-se aplicada nas mais variadas áreas do conhecimento e se apresenta como um tema de investigação bastante explorado, abrangendo o estudo de questões ainda em debate principalmente pela psicologia cognitiva. Devido à dificuldade inerente à compreensão e o aprendizado de Geometria Descritiva aliada à falta de desenvolvi-mento das habilidades espaciais de grande parte dos estudantes ingressantes em cursos de Engenharia, foi desenvolvida uma ferramenta didática inovadora (GD@RV), fazendo-se uso de técnicas de Realidade Virtual, para apoiar o ensino do tema. A ferramenta, através de sua inter-face 3D, possibilita a criação de situações espaciais pelo usuário proporcionando aos estudantes a visualização da geometria em três dimensões, com percepção de profundidade. Os principais efeitos do uso do sistema nas aulas tradicionais de Geometria Descritiva indicaram que os três grupos de estudantes analisados apresentaram melhoras no desenvolvimento de suas habilidades espaciais. No entanto, não foi possível detectar diferença estatisticamente significativa pela análise dos ganhos médios proporcionados pelos tratamentos diferenciados empregados na pesquisa experimental. Além da avaliação quantitativa, a pesquisa envolveu a aplicação de uma avaliação qualitativa, que indicou melhor aceitação da ferramenta pelos estudantes, se comparada aos métodos convencionais de ensino.


Palavras-chave


Software Educacional; Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2012.20.03.26

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2012.20.03.26

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)