VirtualMat: um ambiente virtual de apoio ao ensino de matemática para alunos com Deficiência Mental
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar o software VirtualMat, um ambiente virtual educativo voltado para alunos com deficiência mental, que visa auxiliar o professor a explorar noções básicas de conceitos lógico-matemáticos, proporcionando variadas opções de organização cognitiva a respeito dos conceitos de classificação, discriminação, ordenação e sequenciação. O software foi validado por profissionais da área de educação especial e atualmente está sendo testado por alunos com deficiência mental matriculados em uma escola inclusiva. Os primeiros resultados apontam que o software contribui com a aprendizagem dos alunos ao permitir odesenvolvimento do pensamento lógico-matemático de maneira prazerosa e ativa.
Palavras-chave
Software Educacional; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Educação Especial
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2012.20.2.17
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2012.20.2.17
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)