VirtualMat: um ambiente virtual de apoio ao ensino de matemática para alunos com Deficiência Mental

Fernanda Francielle de Oliveira Malaquias, Edgard Afonso Lamounier Jr., Alexandre Cardoso, Cleusa Aparecida de Oliveira Santos, Márcia Arantes Buiatti Pacheco

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar o software VirtualMat, um ambiente virtual educativo voltado para alunos com deficiência mental, que visa auxiliar o professor a explorar noções básicas de conceitos lógico-matemáticos, proporcionando variadas opções de organização cognitiva a respeito dos conceitos de classificação, discriminação, ordenação e sequenciação. O software foi validado por profissionais da área de educação especial e atualmente está sendo testado por alunos com deficiência mental matriculados em uma escola inclusiva. Os primeiros resultados apontam que o software contribui com a aprendizagem dos alunos ao permitir odesenvolvimento do pensamento lógico-matemático de maneira prazerosa e ativa.

Palavras-chave


Software Educacional; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Educação Especial

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2012.20.2.17

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2012.20.2.17

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)