Mineração de Dados Educacionais: Oportunidades para o Brasil

Ryan Baker, Seiji Isotani, Adriana Carvalho

Resumo


A mineração de dados educacionais (EDM) é uma área recente de pesquisa que tem como principal objetivo o desenvolvimento de métodos para explorar conjuntos de dados coletados em ambientes educacionais. Atualmente ela vem se estabelecendo como uma forte e consolidada linha de pesquisa que possui grande potencial para melhorar a qualidade do ensino. Apesar dos esforços de pesquisadores brasileiros, essa área ainda é pouco explorada no país. Para divulgar alguns dos resultados desta área este artigo apresenta uma revisão das pesquisas realizadas na área, dando ênfase aos métodos e aplicações que vêem influenciado, com sucesso, a pesquisa e a prática da educação em vários países. Serão discutidas as condições que viabilizam a pesquisa da EDM no cenário internacional e quais os desafios para consolidar a área no Brasil. Além disso, também será abordado o potencial impacto da EDM na melhora da qualidade dos cursos na modalidade educação a distância (EAD) que vêm recebendo incentivo governalmental e um crescente número de alunos matriculados.


Palavras-chave


Mineração de Dados Educacionais, Educação a Distância

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2011.19.02.03

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2011.19.02.03

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)