RECONHECIMENTO E AGRUPAMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM SEMELHANTES

Raphael Ghelman, Sean W. M. Siqueira, Maria Helena L. B. Braz, Rubens N. Melo

Resumo


Atualmente, educação a distância, em especial a educação
baseada na web, está se tornando mais importante na medida em que possibilita a disseminação de conhecimento e informação através da Internet de modo mais rápido e barato. Consequentemente, arquiteturas para sistemas de aprendizagem têm sido desenvolvidas e de modo a
filtrar o que é mais relevante e/ou de interesse dos usuários, técnicas de personalização têm sido propostas e utilizadas. Em sistemas de aprendizagem, acesso ao conteúdo instrucional é sempre uma característica importante e a possibilidade de filtrar o conteúdo armazenado nestes repositórios é um aspecto essencial. Neste contexto, o trabalho descrito neste artigo enfoca o problema de reconhecer diferentes versões do mesmo conteúdo. Se diferentes versões são reconhecidas, então podem ser organizadas de acordo com diferentes
características e é possível selecionar automaticamente a versão que melhor se adequa às necessidades do usuário. Este artigo descreve um serviço web – Serviço Agrupador de Resultados (objetos de aprendizagem) Semelhantes – que foi especificado para ser capaz de reconhecer versões de objetos de aprendizagem existentes baseados em seus registros de metadados. Um estudo de caso é descrito, em que as idéias apresentadas são ilustradas.

Palavras-chave


Objetos de Aprendizagem; Personalização; Perfil do Usuário; Padrões de Metadados; Versões de Objetos de Aprendizagem; Agrupamento de Objetos Similares

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2007.15.3.%25p

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2007.15.3.%25p

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)