Um arcabouço que enfatiza a retroação a contextos de erro na solução de problemas
Resumo
Inicialmente, são apresentados os aspectos que justificam a necessidade de se projetar e implementar um controlador genérico de interatividade que pode ser aplicado e reutilizado por diversos objetos de aprendizagem. Os principais objetivos do controlador são detalhados em termos de acesso ao conteúdo e como ele enfatiza aspectos meta-cognitivos envolvidos nas tarefas típicas de aprendizagem. Além disso, apresenta-se uma nova abordagem para utilizar os erros cometidos pelo aprendiz como uma ferramenta eficiente para reparar e construir o seu conhecimento. Ao final, a arquitetura e a implementação do arcabouço denominado controlador de acesso reflexivo e retroativo indexado por erros (CARRIE) têm seus módulos principais descritos e exemplificados.
Palavras-chave
Objetos de Aprendizagem, Ambientes Interativos de Aprendizagem, Retroação a Contexto de Erros.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2011.19.01.63
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2011.19.01.63
____________________________________________________________________________
Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)