Uma Arquitetura de Ambiente de Aprendizagem para aferir o conhecimento do aluno

Leandro da Silva Foly, Geórgia Rodrigues Gomes

Resumo


Com  a evolução das pesquisas na área de  Educação à distância (EAD), onde predominam as ferramentas tecnológicas mediadoras entre professores e alunos, a utilização de mineração de texto, juntamente com estruturas de Objetos de Aprendizagem (OAs)  em uma aplicação de E-learning que ajude a aferir o conhecimento do aluno, é de grande importância, para que a mesma sirva de apoio ao processo de aprendizagem. Este artigo descreve uma arquitetura para estruturar o conhecimento do professor na forma de Objetos de Aprendizagem (OAs) e baseado na mesma, aferir o conhecimento do aluno. Tal arquitetura utiliza técnicas de Inteligência Computacional, em especial algoritmos de Mineração de Texto, para analisar e comparar textos dispostos em linguagem natural tanto por professores quanto por alunos em um Sistema de Gerência de Aprendizagem (LMS), sugerindo uma nota para o aluno. Esta arquitetura é demonstrada  através de um protótipo e  estudos de casos.


Palavras-chave


Educação à Distância, Objetos de Aprendizagem, Mineração de Texto

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2011.19.01.55

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2011.19.01.55

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)