Uma Arquitetura de Ambiente de Aprendizagem para aferir o conhecimento do aluno
Resumo
Com a evolução das pesquisas na área de Educação à distância (EAD), onde predominam as ferramentas tecnológicas mediadoras entre professores e alunos, a utilização de mineração de texto, juntamente com estruturas de Objetos de Aprendizagem (OAs) em uma aplicação de E-learning que ajude a aferir o conhecimento do aluno, é de grande importância, para que a mesma sirva de apoio ao processo de aprendizagem. Este artigo descreve uma arquitetura para estruturar o conhecimento do professor na forma de Objetos de Aprendizagem (OAs) e baseado na mesma, aferir o conhecimento do aluno. Tal arquitetura utiliza técnicas de Inteligência Computacional, em especial algoritmos de Mineração de Texto, para analisar e comparar textos dispostos em linguagem natural tanto por professores quanto por alunos em um Sistema de Gerência de Aprendizagem (LMS), sugerindo uma nota para o aluno. Esta arquitetura é demonstrada através de um protótipo e estudos de casos.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2011.19.01.55
DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2011.19.01.55
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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)