Arquitetura para Compartilhamento de Objetos de Aprendizagem entre Instituições de Ensino

Rafael de Santiago, André Luís Alice Raabe

Resumo


Muitas definições para Objetos de Aprendizagem apontam a reusabilidade como principal característica dos objetos. É comum Objetos de Aprendizagem fabricados por uma instituição não serem compartilhados a outras, deste modo, a reusabilidade é comprometida, pois o uso dos mesmos fica restrito aos usuários do LMS da instituição que os criou. Devido ao problema de isolamento dos Objetos de Aprendizagem se projetou a rede LOP2P, que permite o compartilhamento entre várias instituições de ensino através de uma rede peer-to-peer, onde cada instituição será um peer. Para isto, uma arquitetura foi especificada, que resultou na codificação de dois softwares responsáveis por viabilizar o compartilhamento: (i) camada de mediação, que abstrai a complexidade de conexão da instituição com a rede de compartilhamento; e (ii) plug-in para o LMS, que conecta este sistema da instituição à camada de mediação, oferecendo os seviços de publicação, pesquisa e download de Objetos de Aprendizagem através do próprio LMS. A codificação de um protótipo da rede foi realizado juntamento com diversos experimentos. Através destes, verificou-se que é possível utilizar a rede mesmo em políticas de segurança estritas. Comparando com outras iniciativas, a rede LOP2P destaca-se por uma rede descentralizada, que viabiliza o acesso a seus serviços através do próprio LMS utilizado na instituição de ensino. Como trabalhos que estão sendo desenvolvidos atualmente para a rede citam-se: segmentação dos objetos de forma semelhante ao utilizado na tecnologia BitTorrent e evolução do mecanismo de comparação de metadados de Objetos de Aprendizagem em diferentes padrões. 


Palavras-chave


Learning Objects Repositories; Learning Objects; Peer to Peer

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2011.19.01.18

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2011.19.01.18

____________________________________________________________________________

Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)