Dificuldades durante a produção de e-Conteúdos para formação em Ciência e Tecnologia: quais são e como solucioná-las?

Geraldo Wellington Fernandes, Carlos Alberto Ferreira

Resumo


O e-Learning, como um método de ensino-aprendizagem, tem se desenvolvido em Portugal no que se refere a formação profissional e universitária, principalmente em Ciência e Tecnologia. Neste processo, as empresas e universidades que oferecem o e-Learning procuram superar os seus problemas principalmente em relação a qualidade do ensino e qualidade dos conteúdos, assim, este artigo tem como objetivo apresentar as principais dificuldades e soluções encontradas pelas instituições portuguesas que produzem e-Conteúdos, mas voltada para formação em Ciência e Tecnologia. A abordagem de investigação é do tipo quantitativo e qualitativo. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados questionários, entrevistas semiestruturadas e a análise de documentos. O nosso estudo permitiu-nos verificar que as principais dificuldades estão em aspetos relacionados com a reutilização dos conteúdos, geração de metadados, tempo de produção e aspetos referentes ao contrato para a produção do conteúdo.


Palavras-chave


e-Learning, e-Conteúdos, ciência e tecnologia, objetos de aprendizagem, dificuldades e soluções.

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2011.19.03.03

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2011.19.03.03

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)