Detecção e Avaliação de Cola em Provas Escolares Utilizando Mineração de Texto: um Estudo de Caso

Elmano Ramalho Cavalcanti, Elmano Pontes Cavalcanti, Carlos Eduardo Pires, Rodrigo Alves Costa, Caroline Ramalho Cavalcanti

Resumo


A mineração de texto tem sido utilizada para diversos propósitos, como na extração, classificação e categorização de documentos. Dentro desse contexto, este trabalho apresenta um estudo de caso realizado na Universidade Federal de Campina Grande, em que se utilizou do modelo de vetor de espaços e da métrica de similaridade por cosseno na construção de um modelo classificador capaz de inferir o nível de cola existente entre provas escolares. A inferência do modelo foi comparada à detecção tradicional (humana) de cola e quantificada estatisticamente pelas seguintes métricas: acurácia, variação da acurácia, precisão, recall, F-measure e índice Kappa. Os resultados apontam que o modelo criado apresentou uma boa qualidade na detecção do nível de cola entre provas, tornando possível sua utilização em situações de ensino reais.


Palavras-chave


Educação Mediada por Tecnologia; Mineração de Texto; Modelo Vetor de Espaço; Detecção de Cola; Avaliação de Cola; Classificação de documentos; UFCG

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DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2011.19.02.56

DOI (PDF): https://doi.org/10.5753/rbie.2011.19.02.56

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Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)
Brazilian Journal of Computers in Education (RBIE) (ISSN: 1414-5685; online: 2317-6121)